Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

A EVANGELIZAÇÃO 3

A EVANGELIZAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO

Textos Básicos: Jo. 7:38,39; At. 1:8

     A razão de sermos cheios do Espírito Santo não é apenas e simplesmente para ADORAR, ORAR e ter COMUNHÃO na igreja, em função do nosso próprio bem estar espiritual. A razão de sermos cheios do Espírito Santo é para que sejamos TESTEMUNHAS autorizadas do SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Nossa vida é alicerçada no Espírito Santo, portanto, não nos é permitido viver uma vida cristã séria, sem compaixão e ação em busca dos perdidos. O maior ATRIBUTO de uma vida cristã de QUALIDADE, é o fato de que ela é TRANSMISSÍVEL, ou seja, a verdadeira vida cristã é abundante e por ser assim ela se alastra, contagiando desta forma as outras pessoas.

     Jo. 7:38,39 “... DO SEU INTERIOR CORRERÃO RIOS DE ÁGUA VIVA”. O QUE SIGNIFICA ISSO???

     Significa: fluir, derivar, sair naturalmente vida através do salvo, tão normal e natural quanto à água que salta ou sai da fonte formando um rio e espalhando vida. É EXATAMENTE ISTO QUE O ESPÍRITO SANTO PROCESSA EM NOSSA VIDA.

     A nossa vida é a BASE DO ESPÍRITO SANTO:

     A nossa ação (EVANGELIZAR).

     A nossa conduta (O modo como vivamos o que falamos).

     O que somos e o que fazemos.

     O Espírito Santo usa-nos para alcançar outras pessoas. A nossa vida é uma espécie de base de lançamento de onde o Espírito se lança para outras vidas. (Assim como há base para lançamento de foguetes para o espaço sideral, também há bases que o Espírito Santo usa para lançar-se para o espaço interior de vidas humanas).

     Obs.: Por isso há algo de errado na vida do salvo que não se preocupa em FAZER DISCÍPULOS. Pois uma fé bíblica e uma vida cristã normal fazem o crente carregar sobre si o peso (responsabilidade) de uma dívida permanente para com os não salvos. Em Romanos 1:14 o apóstolo diz: “EU SOU DEVEDOR...” e quem foi este apóstolo de Cristo? Foi uma das maravilhosas bases que o Espírito Santo usou para se projetar para outras vidas, quem foi estes??

     O Espírito que operou a nossa salvação e que habita em nós, usa-nos como peças fundamentais para chegar a outros e fazer o mesmo. É partindo da nossa vida, o que somos e fazemos (nossa conduta), que o Espírito Santo poderá convencer do pecado da incredulidade e converter outros a Cristo. Isto é maravilhoso, é espetacular, é bom demais; mas acima de tudo; é algo NORMAL e NATURAL, que acontece pelo SIMPLES e PROFUNDO fato de sermos crentes em Cristo Jesus tendo-o como Senhor e Salvador. Jo. 7:38,39.

     Quem crê em Cristo tem a vida de Cristo em seu interior através do Espírito Santo, e esta vida flui naturalmente pelo fruto do Espírito (Gl. 5:22). Isto é maravilhoso... Mas não é algo excepcional, extraordinário... Mas é algo NORMAL.

NOTA: Muito bem, então o salvo (o cristão) tem Jesus Cristo em sua vida através do Espírito Santo, e deve viver Jesus Cristo em sua vida (conduta, procedência, maneira de viver) para que desta forma seja uma base de lançamento do Espírito Santo para alcançar outras vidas.

     ISTO É UM GRANDE PRIVILÉGIO, MAS TAMBÉM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE.

     At. 1:8 “SER-ME-EIS” SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS:

     SER Ser e não fazer acontecer, o cristão, o discípulo não é aquele que faz e acontece, mas sim aquele que É.

     MINHAS Próprias de Jesus Cristo, que advogam (defendem) a mesma causa de Cristo, testificam com a vida (com o que são).

     TESTEMUNHAS As primeiras falaram do que viram e tinham na própria vida, nós falamos do que não vimos com os olhos físicos, mas que vimos com os olhos da fé (Hb. 11:1), e temos em nós pelo Espírito Santo (I Cor. 6:19).

     Vamos pensar um pouco mais, sobre o que Jesus Cristo ensina sobre o Espírito Santo na EVANGELIZAÇÃO, vamos pensar mais em At. 1:8:

     >> O TESTEMUNHO NO PODER DO ESPÍRITO SANTO Sem o qual não há testemunho, sem o qual o testemunho passa a ser um “TRISTEMUNHO”, isto é, sem o PODER DO ESPÍRITO SANTO o testemunho do salvo não passa de um mero esforço humano estérico em sua ação e estéril em seu fruto, não passa de agitação sem conteúdo e sem resultados. Não adianta ter recursos, talentos, métodos... Se não tiver o poder do Espírito, não terá qualidade e capacidade para EVANGELIZAR.

     >> IMAGINEMOS O TESTEMUNHO DOS APÓSTOLOS NO DIA DE PENTECOSTES SEM O PODER DO ESPÍRITO:

     >> Como falariam com tanta coragem?

     >> Como encarariam tamanha multidão? (16 nacionalidades ali estavam, num aglomerado de aproximadamente dez mil pessoas).

     >> Como aconteceriam as três mil conversões?

     >> Como pessoas de línguas diferentes entenderiam as grandezas de DEUS?

     Obs.: Sem o Espírito Santo não haveria nada. NÃO SERIA EXATAMENTE ISSO QUE TEM FALTADO HOJE???

     >> O PROGRAMA DE EVANGELIZAÇÃO TAMBÉM ERA OBRA DO ESPÍRITO:

     >> Jerusalém deveria começar ali. Tem que começar aqui. Começa na nossa casa. SE OS EFEITOS DA NOSSA FÉ NÃO SÃO SENTIDOS ONDE ESTAMOS, COMO PODERÃO SER SENTIDOS A DISTÂNCIA???

     >> Toda Judéia deveria se alastrar, observar o princípio do contágio, todo judeu, toda região.

     >> Samaria os lugares vizinhos também, mesmo os samaritanos tão repudiados. NÃO HÁ ESPAÇO PARA PRECONCEITOS NO FAZER DISCÍPULOS.

     >> Até os confins da Terra todas as nações, todas as raças, todas as tribos. Até a última nação ser atingida. Até a última língua seja ensinada a mensagem do hebraico e grego.

     NOTA: Notemos que há um trabalho programado por Jesus Cristo, levado a cabo (levado a prática) pelo Espírito Santo usando nossas vidas. Não somos nós que traçamos o plano, muito menos nós que executamos, apenas (e pela GRAÇA), somos ferramentas.

     Obs.: IRMÃOS, só a Igreja pode fazer isso, mais ninguém, logo só você pode fazer isso. NINGUÉM PODE SER TESTEMUNHA DE CRISTO SEM TÊ-LO NA VIDA; e só a igreja o tem, só o povo de DEUS do qual você faz parte, 

     CONCLUSÃO: TESTEMUNHAR DE JESUS CRISTO é apresentar sua obra Salvadora ao mundo perdido, apresentar a encarnação, a vida (o ministério), a morte, a ressurreição e a ascensão. E apresentar com marcas vivas, ou seja, com resultados práticos numa conduta santa.

     Para que a testemunha seja fiel é preciso que ela apresente somente o que sabe e conhece. O que nós sabemos e conhecemos de Jesus, é o que o Espírito Santo nos ensinou (Jo. 16:13,14; 15:26).

     Nós não vimos: A encarnação, a vida (ministério), a morte, a ressurreição e a ascensão. Então como podemos testemunhar? Mas e a FÉ? NÓS VIMOS PELA FÉ. SIM. E MUITO MAIS, PELO ESPÍRITO SANTO AS TEMOS EM NÓS (infundidas em nós pelo Espírito) como marcas de Cristo.

     Isto é importantíssimo, isto é tudo que precisamos para EVANGELIZAR no poder DO ESPÍRITO SANTO.

     QUE ASSIM SEJA.

 

Versículo do Dia

Js 6:22

"Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

40 - A FESTA DA CARNE

     O Carnaval é uma verdadeira ilusão. É uma festa de cunho diabólico, cujo objetivo é cultuar a Satanás, que é o príncipe deste mundo, o rei das trevas...

82 - A IMPORTÂNCIA DO LAR...

     Você já se deu conta da importância do seu lar?      Não nos referimos ao valor financeiro da sua casa, mas da importância do aconchego do lar. Na...

160 - O VASO NAS MÃOS DO OLEIRO

     Eu estava na roda quando quebrei.      Não foi teu descuido.      Disso eu sei. Eu que era frágil. E me descuidei.      Sorte minha, tive tua mão...

199 - UMA GERAÇÃO NARRA SUAS MARAVILHAS PARA A PRÓXIMA

(Salmo 22:30)      O Livro dos Salmos sublinha assim a importância da transmissão de valores e das tradições que fazem parte da nossa rica história de família.      Junto aos...

89 - OS FAMOSOS

     Um famoso conferencista, na sessão de abertura de um seminário e perante uma platéia de 200 pessoas, inicia a sua comunicação mostrando uma nota de R$ 100,00 novinha...