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PROVÉRBIOS 12

Leitura em FAMÍLIA

Livro da bíblia – Provérbios

Provérbios 12:1-28— Significado e Explicação

12:1 — O sábio sabe que a disciplina e a orientação são a sua própria recompensa. Mas quem abomina ser repreendido é um bruto (literalmente, imbecil).

12:2 — Este versículo fala sobre a repreensão de Deus aos homens de pensamentos perversos. O Evangelho de João fala de alguém já condenado por ter feito o mal, e que se agarra propositalmente a escuridão embora a luz já tenha chegado (Jo 3:16-21).

12:3 — Este provérbio fala sobre o fim definitivo do ímpio e do justo. O que seguir a impiedade terminara em ruína, mas os justos restarão de pé, como a imagem da árvore em Salmo 1:3.

12:4 — A mulher virtuosa [“mulher exemplar”, na NVI] é a mesma expressão hebraica empregada no famoso acróstico de Proverbio 31:10-31. O homem que se casa com uma mulher virtuosa deve agradar-se, porque o caráter nobre dela é uma honraria para ele.

12:5,6 — Devemos estar atentos aos pensamentos que rondam nossa mente, pois são eles que determinam o que falamos e dizemos. Por isso, no mínimo, precisam não ser enganosos e perversos. O versículo 6 lembra que as palavras dos ímpios são como uma tocaia mortal, pois elas provém de pensamentos perversos.

12:7 — Aqui, o poeta mostra o fim dos ímpios e dos justos. Os perversos estão com os dias contados e serão totalmente derrotados, mas os justos resistem às adversidades e permanecem eternamente com o Senhor.

12:8 — Eis aqui um elogio adequado a quem demonstra ser sábio, especialmente quando usa esta sabedoria para o bem do próximo. Em contrapartida, o ímpio não merece qualquer louvor, a não ser o desprezo por seu coração desviado.

12:9 — Este é mais um provérbio que usa a comparação com a expressão “melhor é... do que”. Este versículo ressalta que o homem humilde que trabalha para se sustentar (e não tem servos) é melhor do que o que exalta a si mesmo achando ser superior aos outros e não coloca o alimento na mesa. A pretensão e a arrogância destroem o ser humano.

12:10 — O homem bom é sensível para respeitar e cuidar do bem-estar dos animais, mas o ímpio, mesmo sendo sensível, não se preocupa e é cruel até mesmo com os seres humanos.

12:11 — Muitos provérbios destacam o contraste do trabalho duro com a preguiça. O sábio trabalha duro, enquanto que o tolo perde tempo.

12:12,13 — A perversidade faz mal aos ímpios; a retidão ajuda os justos (v. 14). Isto é outra forma de dizer que tudo o que o homem semear, isso também ceifara (G1 6:7). A expressão “a raiz dos justos” também aparece no versículo 3.

12:14 — A satisfação não vem por causa do exotismo ou estranheza de alguma coisa, mas sim por falar e agir com retidão. Sentir que realizou um trabalho bem-feito e recompensa suficiente para os sábios.

12:15 — O autoengano do tolo é notório. Ele gosta de estar do lado errado e não procura conselhos quando precisa. Afinal, buscar ajuda e admitir uma necessidade, algo que o tolo nunca é capaz de assumir por ter um ego extremamente inflado.

12:16 — Um homem insensato não tem autocontrole e deixa-se provocar facilmente, externando afrontas. Cuidado com as palavras descuidadas, pois podem tornar-nos tolos. Então é aconselhável pensar antes de falar. O rei Davi demonstrava esta preocupação (II Sm 16:5-12).

12:17 — Justiça e engano são características presentes na testemunha fidedigna e na mentirosa, respectivamente.

12:18,19 — Muitos provérbios elogiam aqueles que falam cuidadosa e verdadeiramente. A fala espelha o caráter da pessoa. As palavras do justo são confiáveis e verdadeiras (v. 17), e apaziguam quem as ouve.

12:20 — O modo como as pessoas agem ou se expressam reflete o que há no coração delas. Os que planejam o mal tem engano no seu coração; os que advogam a paz tem alegria.

12:21 — O medo do castigo só vale para os ímpios. O justo não tem nada a temer. Apesar de também enfrentar calamidades, o justo pode sempre contar com a provisão e intercessão divina para superar os problemas da vida cotidiana. Outra possível interpretação deste versículo é que nenhum agravo se refira a realidade última [quando os salvos em Cristo desfrutarão da vida eterna e não mais sofrerão as dores deste mundo], e não a nossa experiência enquanto vivemos aqui na terra.

12:22,23 — O termo “abominável” significa ódio extremo, e isto enoja o Senhor (Pv 11:20). Portanto, é melhor ficar em silêncio do que ter lábios mentirosos.

12:24 — Qualquer um que procure obter um alto cargo não pode dar-se ao luxo de ser enganador (v. 11,14).

12:25 — A solicitude [“coração ansioso”, na NVI] perde um pouco de sua força em face de uma palavra positiva de incentivo. As palavras de encorajamento de Barnabé a Paulo são um grande exemplo disso (At 4-36; 9:27; 11:2-30; Gl 2:1).

12:26 — Nossos amigos ajudam-nos a determinar quem havemos de tornar-nos (I Co 15:33).

12:27 — O preguiçoso trabalha, mas não termina aquilo que começa. A cura para a preguiça é ser diligente — seguir em frente até terminar.

12:28 — Adequadamente, o último provérbio deste capítulo fala outra vez em questões de vida ou morte.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Sl 37:10

"Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. "



by Estudo Bíblico

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