Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 28

Provérbios 28:1-28 — Significado e Explicação

28:1-3 — Fogem os ímpios sem motivo (Sl 53:5), porque sentem culpa e medo de serem pegos.

28:4,5 — Quando a pessoa abandona a Lei de Deus, ela perde toda a noção de certo e errado e segue o caminho do ímpio (Rm 1:28-32). Como o verdadeiro juízo provem de Deus, os ímpios não conseguem entender a justiça do Senhor. É por isso que temer ao Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1:7).

28:6 — Os provérbios fazem considerações equilibradas a respeito do rico e do pobre. Em nenhum momento, presumem que a retidão leve a riqueza, nem que as pessoas ricas são necessariamente fiéis a Deus. Conforme indicado por este versículo 6, é melhor padecer necessidades e ter riquezas espirituais, do que possuir muitos bens e ser uma pessoa ímpia.

28:7 — Ser companheiro dos comilões (Pv 23:20, 21) é desobedecer a Lei de Deus. Por isso que os inimigos de Jesus o acusavam de andar na companhia de glutões [comilões]; tais acusações eram ataques a Sua fidelidade a Deus (Mt 11:19).

28:8,9 — O lucro obtido por meio da usura é injusto. Deus acabara por ajudar os pobres — às custas de seus exploradores.

28:10-13 — O que faz com que os retos se desviem. Estas palavras assemelham-se ao alerta de Jesus contra desviar Seus discípulos do caminho (Mt 18.6). Paulo capta vividamente este tipo de maldade: Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá (I Co 3:17).

28:14 — Este versículo ressalta como é bem-aventurado aquele que reverencia o Senhor (SI 1:1). A pessoa que nunca pensa em Deus enfrenta calamidades.

28:15,16 — Como leão bramidor. Por meio desta expressão, o reinado opressivo do rei malévolo é comparado a animosidade do ataque de certas feras. Sem a verdadeira compreensão, o rei insensato não percebe que a segurança de seu trono está ligada ao bem-estar de seus súditos. O rei que detesta esse tipo de opressão descabida traz estabilidade e prolonga o seu reinado.

28:17-19 — A expressão “lavrar a sua terra” é um chamado ao trabalho árduo, uma promessa de recompensa e um alerta contra os ociosos.

28:20 — O homem fiel tem êxito. Ou seja, e a fidelidade a Deus, e não a ambição, que determina o sucesso na vida.

28:21,22 — Existem pessoas que se deixam subornar por tão pouco para dar falso testemunho e prejudicar um inocente. De qualquer forma, qualquer ato que envolva suborno, egoísmo e insensatez vai de encontro a tudo que a Palavra de Deus ensina sobre justiça e sabedoria.

28:23 — A crítica construtiva tem mais valor do que a lisonja, que procura apenas conquistar a afeição das pessoas.

28:24 — Este provérbio condena o desrespeito ao quinto mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe” (Ex 20:12). O respeito pelos pais como dever a cumprir é tema comum no livro de Provérbios.

28:25-28 — Uma das principais causas das contendas é o orgulho; confiar em Deus, por sua vez, traz bênçãos e segurança.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

1Rs 4:32

"E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

232 - VIDA APÓS NASCIMENTO??!?!

     No ventre de uma mulher grávida dois gêmeos dialogam:      - Você acredita em vida após o parto?      - Claro! Há de haver algo após o nascimento...

222 - FAZ DE CONTA

     Recentemente uma professora, que veio da Polônia para o Brasil ainda muito jovem, proferia uma palestra e, com muita lucidez trazia pontos importantes para reflexão dos ouvintes.    ...

101 - O CRISTÃO DEVE COMEMORAR O DIA DOS NAMORADOS?

     Algumas reflexões intrigantes:      O cristão deve comemorar o dia dos namorados?      O dia internacional dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, em Portugal e...

227 - SE NÃO QUISER ADOECER: "TOME DECISÃO”

       A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber...

30 - A DEVIDA ATENÇÃO A JESUS

     Jesus estava na casa de um certo Simão participando de uma refeição junto com os fariseus, uma seita que vivia fazendo oposição a Ele, a Cristo. Entretanto, Jesus...