Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

ECLESIASTES 5

Eclesiastes 5:1-20 - Significado e Explicação

5:1 — “Guarda o teu pé”. Traduzida literalmente, esta frase exige prudência ao adorar Deus. Significa comportar-se bem. A ideia de agir com honradez e reformulada no fim da seção com as palavras, mas tu temes a Deus (Ec 5:7). Como é comum entre os profetas, há um alerta para ser circunspecto em relação aos sacrifícios e pronto para ouvir. Deus não se alegra daqueles que fazem tudo certo por maus motivos (Is 1:10-15), que oferecem sacrifícios de tolos. De acordo com o conselho do profeta Samuel a Saul, eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros (I Sm 15:22).

5:2,3 — Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra. O contraste essencial entre o justo poder de Deus e a nossa natureza pecaminosa deve compelir-nos a submeter-nos ao Todo-poderoso (v. 7).

5:4,5 — Não se deve tentar subornar Deus com um voto impensado. A primeira parte do versículo 4 é quase idêntica a Deuteronômio 23:21. Veja o exemplo posterior da mentira de Ananias e Safira (At 5:1-11).

5:6 — Um sacerdote, profeta ou um dos anjos de Deus seria o anjo que ouviria as tais desculpas por votos não cumpridos (Ag 1:13; Ml 2:7).

5:7 — Temer a Deus, tema central do livro de Eclesiastes, não significa ter medo de Deus (Ex 20:2). Significa ter reverência, admiração e fervor em resposta a Sua glória. Para os escritores da literatura de sabedoria (Jo 1:1; SI 111:10; Pv 1:7), temer a Deus significa obedecer a Ele corretamente, com genuína consagração.

5:8 — O termo “província” (Ec 2:8; hb. medina, Et 1:1) é geralmente interpretado como uma palavra persa e, portanto, é empregado por certas pessoas como argumento para datar o livro de Eclesiastes no pós-exílio. Mas Salomão conhecia vários idiomas e tinha contato com diversas nações. O emprego de seu vocabulário “exótico” simplesmente demonstrava a sofisticação que era patente em sua fala.

5:9 — “Para todos [...] rei.” Todas as pessoas vivem pela graça de Deus com Suas provisões para a terra.

5:10 — “Nunca se fartará.” O assunto do apetite insaciável é tratado pela terceira vez (Ec 1:8; 4-8). O desejo sempre é maior do que as posses, não importa a rapidez com que cresçam as aquisições.

5:11,12 — Poucas coisas satisfazem tanto na vida quanto o sono depois de um dia duro de trabalho, mas os gananciosos raramente desfrutam de um descanso satisfatório.

5:13,14 — Os termos “má aventura” se referem literalmente a uma labuta inútil (compare com Ec 3:10).

5:15 — “Assim nu voltará.” A máxima de que “desse mundo nada se leva” é reafirmada aqui (Ec 2:21).

5:16 — “Trabalhar para o vento.” Esta expressão se assemelha a “aflição de espírito” no original (Ec 1:14).

5:17 — “Trevas [...] furor.” O estilo de vida “econômico” dos avarentos impede-os de desfrutar daquilo que já tem (compare com Ec 2:24-26; 3:12,13).

5:18,19 — Deus separou o dom de desfrutar de algo da dádiva do objeto em si para que não deixemos de buscar Aquele que nos concedeu ambos.

5:20 — “Deus lhe responde.” O significado literal deste verbo é debatido, mas parece ser uma forma do verbo que significa “responder”. Deus mantém primeiro a pessoa ocupada e deliciada principalmente com Ele e, depois, com as dádivas que lhe concede. Para descrever como o Senhor responde ao homem a quem Ele deu riquezas e fazenda, o autor emprega as palavras alegria do seu coração. Neste caso, alegria tem dois sentidos: (1) contentamento, uma sensação interna de satisfação (Ec 2:10,26; 4:16; 9:7; 10:19), e (2) prazer, como coisas agradáveis (Ec 2:1,2,10; 7:4; 11:9).

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Is 55:1

"Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

90 - DEUS NUNCA ERRA

     Há muito, muito tempo, num reino distante, havia um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Havia, porém, um súdito que em todas as situações lhe dizia:...

67 - O LENHADOR E A RAPOSA

     Na correria do dia a dia, necessitamos tirar um tempo para meditar nas palavras que Jesus tem para nos dizer, é por causa da correria que às vezes...

222 - FAZ DE CONTA

     Recentemente uma professora, que veio da Polônia para o Brasil ainda muito jovem, proferia uma palestra e, com muita lucidez trazia pontos importantes para reflexão dos ouvintes.    ...

118 - ASPECTOS DO SOFRIMENTO

     Era um dia quente de verão naquela cidade do interior do sul do Brasil. Mas apesar do calor a vida deveria seguir seu curso, normalmente. O jovem trabalhador...

58 - VISLUMBRE DE UM CRIADOR

     O elefante é o único animal cujas pernas dianteiras se dobram para a frente. Por que? Porque, de outra forma, seria difícil para esse animal levantar-se, por causa...