Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

19 - ACONTECIMENTOS RELACIONADOS COM A VOLTA DE JESUS A RESSURREIÇÃO DO CORPO

I Coríntios 15:35-46

     A Segunda vinda de Cristo trará o desfecho final de todas as coisas. Dois acontecimentos se darão junto com a própria chegada do Senhor Jesus, que são:

     * A ressurreição corporal para todos os que tiverem morrido;

     * E o arrebatamento, transformação para os salvos ainda vivos; e, após esses dois eventos se dará o JUÍZO FINAL.

     Neste estudo veremos o ensino bíblico acerca da RESSURREIÇÃO.

     Os textos bíblicos são: João 5:28, 29; Daniel 12:1-3; Atos 24:14-16; I Coríntios 15;

     I Tessalonicenses 4:13-16; João 6:39, 40, 44, 54; Romanos 8:11.

     Após estudar os textos acima, podemos organizar o assunto na seguinte ordem:

     1- A REALIDADE DA RESSURREIÇÃO

     O fato da ressurreição nos é demonstrado de três formas:

     A) Pelo testemunho e garantia do texto bíblico, que é a palavra de Deus;

     B) Pela ressurreição de Jesus Cristo, que é o testemunho, o penhor e a garantia da nossa ressurreição.Veja I Coríntios 15:13-20. I Coríntios 15 é o tratado mais notável de toda a literatura mundial acerca da ressurreição ;

     C) Além disso, a possibilidade da ressurreição é testemunhada pelos vários casos de ressuscitações registrados na Bíblia. Veja: I Reis 17:17-24; II Reis 4:32-37; Lucas 7:11-17; Mateus 9:18-26; João 11:38-44; Atos 9:36-43.

     Todos esses tornaram a morrer, porque ainda não era a ressurreição final. Definitiva foi somente a ressurreição de JESUS, que é “as primícias”(I Corintios 15:23); mas, aquelas pessoas são exemplos da possibilidade, do fato e da natureza da ressurreição final.

     2- A NATUREZA DA RESSURREIÇÃO

     Todos os exemplos acima mostram que a ressurreição será CORPORAL. Cada pessoa ressuscitará com o seu próprio corpo. Mas, qual será a NATUREZA DO CORPO DA RESSURREIÇÃO? Será o corpo definitivo, para a eternidade; será semelhante ao corpo de Jesus agora (Filipenses 3:21). Tal assunto é descrito com detalhes em I Coríntios 15:35 a 49. Nosso corpo terá a nossa identidade, mas com as características próprias para a eternidade.

     3- A RESSURREIÇÃO DOS ÍMPIOS

     São muito populares as interpretações que separam a ressurreição dos salvos da dos perdidos. São teólogos e bons crentes que fazem isso. A origem disso está na questão do MILÊNIO, conceito criado a partir da expressão “mil anos” em apocalipse 20:1-10. Acerca disso há os PRÉ - MILENISTAS que crêem que, quando Jesus voltar, Ele irá estabelecer um reinado terreno de mil anos. Ele governará as nações juntamente com os crentes ressuscitados. Também há os PÓS - MILENISTAS que crêem que o milênio foi inaugurado junto com a igreja e terminará com a volta de Cristo. E os A - MILENISTAS que crêem que a linguagem do Apocalipse é figurada, e que a prisão de Satanás se deu quando Jesus foi morto na cruz. Há muitos detalhes em cada interpretação. Quem desejar conhecer mais consulte os seguintes livros: “Opções Contemporâneas do MILÊNIO; A Bíblia e o Futuro”.

     Pois bem, os pré milenistas comuns pensam que a ressurreição será em duas etapas, ou seja, os salvos ressuscitarão no dia da volta de Jesus e os perdidos só ressuscitarão no fim do milênio. Além dessa duas, alguns acrescentam mais duas; falam de sete anos de tribulação após a vinda de Cristo e no fim desses sete anos, haverá uma ressurreição para aqueles que se converterem nesse período; e outra ressurreição dos que, conforme dizem, irão se converter durante o milênio e no final desse milênio ressuscitarão.

     Agora, veja o ensino bíblico. Os textos bíblicos falam apenas de uma ressurreição. Encontrar a ressurreição em duas etapas neles é só forçando bastante. Quando mais quatro ressurreições. Até mesmo o uso de Apocalipse 20 como base para as duas ressurreições e também para um governo de natureza político - administrativa na terra é um grande risco; pois uma das características do Apocalipse é a linguagem figurada. Há sólida argumentação contra essas idéias.

     Nos textos de João, Jesus fala de uma única ressurreição a do ultimo dia. Para se pensar em separar a ressurreição dos salvos da dos perdidos, tem-se que alterar João 5:28, 29. Além disso, a Bíblia diz que, “TODO OLHO” verá a Jesus na Sua segunda Vinda (Apocalipse 1:7), e para isso acontecer, todos terão que ressuscitar.

     Estude os textos bíblicos e tome posse de todo esse ensino, e não se esqueça, não há como fugir de Deus (Salmo 139:7-12 e Filipenses 2:10, 11).

Leia I Coríntios 15:50 a 54 e responda:

1) Por que a morte e a ressurreição são necessárias?

_______________________________________________________________________________________________

2) O que acontecerá com os corpos dos que tiverem vivos no dia da volta de Jesus?

_______________________________________________________________________________________________

ARREBATAMENTO

I TESSALONICENSES 4:13-18; I CORÍNTIOS 15:50-54

     O principal texto bíblico acerca do arrebatamento é I Tessalonicenses 4:13-18.

     O de I Coríntios também trata do assunto, mas a ênfase é dada à transformação dos corpos de todas as pessoas para adquirirem a imortalidade. O “ajuntamento dos escolhidos” em Mateus 24:31, é também uma referência ao assunto.

     Conforme o ensino do Novo Testamento todos os crentes que passaram pela vida, que já morreram fisicamente estão com Jesus. Tão logo UM CRENTE morre ele é levado para estar com Jesus (Filipenses 1:20-23; I Tessalonicenses 4:14; Lucas 16:22; 23:42, 43). Eles estão com Jesus aguardando a igreja se completar, e o tempo de Deus para a volta de Jesus. Atualmente, eles estão com Jesus mas não estão com os corpos, que foram desfeitos com a morte, pelas razões expostas em I Coríntios 15:50-55.

     Mas o maravilhosíssimo ensino bíblico para os salvos é que todos os mortos ressuscitarão (João 5:28, 29; Daniel 12:1-3) e quando isto acontecerá? Quando Jesus voltar, então Ele completará todas as coisas. Com a Segunda Vinda de Jesus se desencadeará a consumação de todas as coisa, o fim do mundo, da vida na terra da forma atual, o juízo final, e o Novo Céu e a Nova Terra.

     Todos os crentes, os salvos estão com Jesus atualmente, e quando Jesus voltar eles voltarão com Ele e tomarão posse dos seus corpos (com as características mostradas em I Coríntios 15), e nesse momento, os crentes que estiverem vivos se ajuntarão a eles, com os corpos transformados, exatamente iguais aos daqueles que ressuscitaram; conforme I Coríntios 15:50-54, e JUNTOS (é a igreja completa) encontrarão o Senhor nos ares para estarem para sempre com o Senhor (I Tessalonicenses 4:17). Isso ARREBATAMENTO.

     O termo ARREBATAMENTO, na escatologia tem dois aspectos. Primeiro, acentua o elemento sobrenatural da transformação que acorrerá nos corpos dos salvos no momento da volta de Jesus,para serem iguais aos corpos dos que ressuscitaram. Aqueles crentes receberão o corpo eterno sem passarem pela experiência da morte física. Segundo, o sentido da palavra em si, significa algo que acontece rapidamente. A palavra grega é ARPADZO que deriva-se do ARPAKS, isto é “LADRÃO”. Portanto, o arrebatamento, ou a transformação, e ajuntamento dos salvos vivos com os que voltarem com Jesus e ressuscitarem será INESPERADO, como, o ladrão, e rápido. Será como um relâmpago, um raio. Será tão rápido e espetacular como a própria volta de Jesus.

DIFERENÇAS ENTRE O CORPO ATUAL E O NOVO CORPO

     Em I Coríntios 15:15-44 são apresentados quatro diferenças ou contrastes entre o corpo atual dos crentes, e o corpo ressuscitado ou o novo corpo.

     1- SEMEIA-SE CORPO CORRUPTÍVEL E É RESSUSCITADO CORPO INCORRUPTÍVEL. Corrupção é a capacidade que o corpo atual tem de se estragar. Daí as doenças, o envelhecimento e a morte. Desde o momento da corrupção até o nosso último suspiro, o nosso corpo está debaixo do poder da morte. Quando começamos a viver, também começamos a morrer. O processo de corrupção continua ainda após a morte, até que o corpo seja totalmente desfeito. MAS, NA RESSURREIÇÃO, O NOSSO CORPO SERÁ REVESTIDO DA INCORRUPÇÃO; será um corpo totalmente livre de toda e qualquer decadência. Será caracterizado pela robustez, pelo vigor e por uma beleza que jamais o deixará e nem diminuirá (I Pedro 1:3-5; Apocalipse 21:3, 4; 22:1-5).

     2- SEMEIA-SE EM IGNOMÍNIA (desonra , humilhação) E É RESSUSCITADO EM GLÓRIA. Isso mostrará o que o pecado fez com o nosso corpo. Ele perdeu a honra. Por isso é corruptível. Envelhece e vira pó da terra (Gênesis 3:19; Eclesiastes 12:7; I Coríntios 15:23).Se pudéssemos comparar o nosso corpo atual com os de Adão e Eva antes de pecado, compreenderíamos melhor porque o nosso corpo não tem glória. O pecado tirou o brilho e vigor do corpo humano.

     Contudo, o nosso CORPO RESSURRETO será GLORIOSO, será semelhante ao corpo glorioso do próprio Senhor Jesus (Filipenses 3:20, 21; I Coríntios 15:49; Daniel 12:3; I João 3:2). Seremos como Ele é ! Visualize o glorioso corpo de Jesus: Seu esplendor, Sua beleza, Seu poder. Lembra-se dos quarenta dias que Jesus esteve ressuscitado na terra? (Atos 1:1-3; João 21:1-15; 20: 11-31, etc).

     3- SEMEIA-SE EM FRAQUEZA E É RESSUSCITADO EM PODER. O nosso corpo atual é frágil do berço ao tumulo. Mas o corpo da ressurreição será eternamente forte. Teremos olhos que jamais ofuscarão; a surdez nunca existirá. Joelhos que jamais fraquejarão; mãos que jamais tremerão ; fraturas serão impossíveis. Correremos e não fatigaremos; andaremos e não nos cansaremos.

     4- SEMEIA-SE CORPO ANIMAL E O RESSUSCITADO É CORPO ESPIRITUAL. Atualmente o nosso corpo é controlado pela alma, ou seja, ele é dominado pela nossa essência indivisível, considerada como a base de nossas afeições, sensações e desejos, e tudo isto está poluído pelo pecado. Mas com a ressurreição, o nosso corpo será controlado pelo espírito. Ou seja, será instrumento obediente de nossa essência indivisível, considerada como recipiente de influencia divinas e como órgão de adoração divina. Com esse corpo estaremos para sempre com o Senhor, e O glorificaremos eternamente.

     Todas essas sublimes promessas são para os salvos, porque os ímpios, todos os que não se renderem verdadeiramente ao Senhor Jesus terão corpos mutilados, corpos de sofrimento,de padecimento e de agonia eternas (Mateus 24:50, 51; 25:29, 30 e 41; 7: 21-23; Marcos 9:43-45; Lucas 16:23, 24; Apocalipse 20:10).

 

Versículo do Dia

Lc 11:5

"Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

72 - HISTÓRIA CURTA...

     Charles Plumb, era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil. Plumb saltou de pára-quedas...

200 - O ÚLTIMO DIA DE VIDA

     Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem.      Teve um sono...

169 - SAIA DO VALE DOS ERROS PASSADOS...

       A Paz do nosso Senhor seja contigo!      Quando saímos do vale do pecado, ainda não chegamos até o ponto final. É apenas o começo! Sim, você começa...

21 - A VIDA DE COSME E DAMIÃO

     Foi numa tarde bem bonita do dia 27 de Setembro que Leandro recebeu a visita do seu amigo Juninho. Ele veio convidá-lo para juntos apanharem saquinhos de doces...

160 - O VASO NAS MÃOS DO OLEIRO

     Eu estava na roda quando quebrei.      Não foi teu descuido.      Disso eu sei. Eu que era frágil. E me descuidei.      Sorte minha, tive tua mão...