Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

45 - O ENSINO BÍBLICO PROFÉTICO DAS ÚLTIMAS COISAS 5

A CHEGADA DO “ANTICRISTO”

Textos básicos: I I Ts 2:1-12; I Jo 2:18-26; Dn 7:23-28; 11:20-39

     Há vários textos onde esse assunto, é tratado. Em alguns, de forma indireta, em outros, de forma direta. Os textos relacionados acima são apenas alguns. O principal é II Tessalonicense.

     O irmão está se lembrando de que a pregação do Evangelho em todo o Mundo, apostasia, tribulação e anticristo são sinais interligados? Precisamos visualizá-los juntos. Reveja e reúna a este, os estudos 41, 42, 43. São situações que têm acompanhado a Igreja desde a sua organização como evidência da oposição de Satanás a Deus e ao Reino de Deus na terra, até que Deus transfira a vida do estágio atual para o estado eterno. Como é claramente ensinado na Escritura, o desfecho final de tudo isso, se dará com e na volta de Jesus. portanto, pregação do Evangelho em todo o Mundo, apostasia, tribulação e anticristo, juntos, é um “quarteto” indicando que com a proximidade da volta de Jesus, Satanás concentrará todo o seu poder (falso poder), para que a sua rebelião contra Deus seja totalmente exposta, através da sua oposição a Cristo e à Igreja, antes que ele seja lançado definitivamente no inferno (Mt 25:41; Ap 20:10. Observe também Ap 20:15 e 21:8).

     O termo ANTICRISTO aparece somente nas epístolas do apóstolo João (veja I Jo 2:18 e 22; 4:3 e II Jo1: 7). Nesse assunto, o prefixo “ANTI” tem dois sentidos, a saber: oposto e falso. ANTICRISTO, é, portanto, alguém que se torna “CONTRA CRISTO” contra a Sua Pessoa e/ou à Sua doutrina; é alguém que se torna adversário de Cristo, que se opõe a Cristo. Mas, é, também, qualquer que se coloca “em lugar de Cristo”, que se apresenta como sendo Cristo; um cristo rival de Jesus, querendo exercer o poder e receber as honras de Jesus. É um cristo falso.

     Em Mateus 24:5-11;23-26 Jesus fala do surgimento dos falsos cristos e falsos profetas que também são mencionados em outros lugares em diversas situações, são os mesmos indivíduos. Em alguns casos um falso profeta é ao mesmo tempo um falso cristo e vice-versa. Em I Jo 4:1-6, falso profeta é aquele que prega e ensina uma doutrina contraria ao ensino fiel da Palavra de Deus; mas, porque ele faz isso? É porque nele está o “espírito do anticristo” - v3. Um falso profeta é a manifestação de um falso evangelho, sendo um representante do anticristo (Mt 24:23-26; II Jo 1: 7- 11).

     Além disso, Jesus fala de indivíduos, que viriam dizendo que eles são O CRISTO. “Porque muitos virão em meu nome dizendo: EU SOU O CRISTO, e enganarão a muitos” (Mt 24:5). Tais indivíduos, falsos cristos e falsos profetas, têm perturbado a Igreja desde o início. O apóstolo João informa a respeito (I Jo 2:18). Mas ele fala também de um indivíduo, um personagem específico O ANTICRISTO, que vem. O aumento dos falsos cristos e falsos profetas é uma garantia de que tal indivíduo virá, e virá quando estiver chegando “a última hora”.

     Na Igreja de Tessalônica brotou um movimento em torno da volta de Cristo que provocou “perturbação” em muitos. O apóstolo Paulo escreveu-lhes para corrigir e orientar a respeito (II Ts 2:1,2). Esta palavra nos é dirigida e também à Igreja em todos os tempos. No verso 3 ele nos dá uma orientação que é chave Cristo não voltará antes que venha a Apostasia e manifeste o HOMEM DO PECADO, o FILHO DA PERDIÇÃO. Qualquer leitor sintonizado é suficiente para se verificar que Jesus está falando de uma ATITUDE EM RELAÇÃO A ELE, a apostasia (uma atitude de rejeição, de rebelião, de abandono, de frieza, etc, para com Ele), e de um INDIVÍDUO que promoverá isso à força, através da violência. No verso 4, o tal é descrito. À luz dessa descrição, tal personagem é identificado como sendo o mesmo anticristo mencionado em I Jo 2:18. Bons interpretes do texto bíblico mostram que esse indivíduo já estava sendo anunciado pelo profeta Daniel vários séculos antes do nascimento de Jesus (Dn 7:25 e 11:36).

RESUMINDO

1 - Os falsos profetas e falsos cristos se confundem. Geralmente um falso profeta se transforma num falso cristo.

2 - A descrição ou designação ANTICRISTO somente aparece nas epístolas de I e II de João. Ele fala de muitos “anticristos”, os quais são os mesmos falsos profetas e falsos cristos dos demais textos. Os falsos profetas são chamados de “anticristos”, porque quem opera neles é o “espírito do anticristo”.

3 - Os falsos profetas, falsos cristos e anticristos são indivíduos que pregam e ensinam doutrinas contrarias a Palavra de Deus. Eles fazem isso numa atitude de rebelião e de oposição a Deus. Tais indivíduos torcem a Palavra de Deus, e o fazem para aumentar o peso da condenação deles.

4 - Nos escritos do apóstolo João podemos verificar que tais personagens são anticristo, e as suas idéias e doutrinas são anticristãs.

5 - O mesmo apóstolo faz referência também a um personagem que virá e será a soma de todos os que vieram antes dele O ANTICRISTO.

6 - Em II Ts 2:1-12 temos um ensino bem amplo acerca dos acontecimentos que se manifestarão com a aproximação da volta de Cristo e o desfecho que terão com a Sua volta. Para tanto, Ele fala da atitude em relação a Deus que dominará quase todos A APOSTASIA, e de um indivíduo que comandará esse movimento final. Tal apostasia provocará uma terrível perseguição aos crentes sinceros, que se manterão fieis a Deus, leia Mt 24:10-13 e 21,22. tal personagem é chamado de HOMEM DO PECADO, o filho da perdição; é chamado também de INÍQUO, que quer dizer “sem lei”. Quem ele é e o que fará é descrito em II Ts 2: 4, 9 e 10.

TAREFAS

a) Estude os textos de I e II Jo, de Mt 24 e II Ts 2:1-12 e explique as atitudes e atividades dos falsos profetas, dos anticristos e do anticristo. Explique também as diferenças e semelhanças que há entre eles.

b) À luz dos textos, mostre o que faz uma pessoa ser um falso profeta e um anticristo.

c) Explique ainda qual a relação entre os falsos profetas e anticristos com o ANTICRISTO.

d) Discuta, também, que relação há entre apostasia e o anticristo.

QUEM É? E O QUE FARÁ O ANTICRISTO? II Ts 2:1-12

     A profecia bíblica não nos dá nomes de personagens futuros que estarão implicados no desfecho dos Seus propósitos, mas descreve o CARÁTER e os FEITOS deles antecipadamente. Não resta dúvidas de que Deus poderia anunciar os nomes de tais indivíduos, porque Ele é o Senhor da história, dos céus e da terra (Sl 24:1); todavia, devido ao que se convencionou chamar de “econômia divina”, Ele não o fez. Os hebreus no Antigo Testamento, geralmente davam nomes descritivos a tudo que possuía nome. O nome de uma pessoa representava e descrevia a própria pessoa; ou era o que se esperava daquela pessoa, o que ela deveria ser. O nome deveria ser a soma do caráter e dos feitos da pessoa.

     Esse mesmo princípio foi preservado nos textos proféticos do Novo Testamento, sendo que no Novo Testamento os nomes próprios dos personagens que trarão o desfecho escatológico não são dados, mas QUEM SERÃO (caráter) e o que FARÃO está descrito com detalhes. É o caso das “bestas” e outras descrições do Apocalipse.

     Quem é o ANTICRISTO? É uma pessoa, um indivíduo, que com poderes extraordinários aparecerá um pouco antes do regresso do Senhor Jesus. em II Ts 2 ele é apresentado com três nomes, todos descrevendo o seu CARÁTER homem do pecado, filho da perdição e iníquo (v 3 e 8). O que ele fará esta nos versos 4, 9 e 10.

     Veja as coisas que o texto revela acerca deste “homem do pecado”:

1° - Surgirá da grande apostasia e será o seu ponto culminante v 3;

2° - Será uma pessoa. É chamado homem do pecado, o filho da perdição, é aquele (ou o qual) que se opõe e se levanta contra... se assenta (v 4); se diz que há algo e alguém que o detém (v 6 e 7); ele será revelado e será morto pelo sopro da boca de Jesus (v 8);

3° - Esse homem do pecado exigirá adoração a si mesmo (v 4). Assentar-se-á no santuário de Deus e exigirá para si mesmo o culto e a honra que são devidos somente a Deus. O aparecimento desse indivíduo trará a mais terrível de todas as perseguições sobre o verdadeiro povo de Deus, que não o adorará. Ele terá autoridade funcional e poderes mágicos (v 9 e 10). Então chegará plena e finalmente a “GRANDE TRIBULAÇÃO” predita pelo Senhor Jesus Cristo (Mt 24:21-26 e 29);

4° - O homem do pecado fará milagres falsos e enganosos (v 9) e fundamentará a sua doutrina em mentiras, em fundamentos falsos (v 11). Ele fará milagres para imitar os milagres de Jesus a fim de contestar a Jesus e atrair multidões a si (você já observou como as pessoas correm atrás de milagres? Como estão prontas a se ajuntar a qualquer que lhes traz algum suposto beneficio?). e como Jesus foi MESTRE, ele também o será v 10 e 11. aquele homem do pecado não apenas fará “sinais e prodígios de mentira”, mas também dará fundamento doutrinário e didático aos seus valores e propósitos. Será oposição total a Cristo. Ele impressionará profundamente. Falará ao intelecto para convencer a mente das pessoas juntamente com os falsos milagres. Confira Jo 8:44 e o v 9. Tal indivíduo será a última tentativa de Satanás para se igualar e anular Jesus que veio para desfazer as suas obras (I Jo 3:8).

5° - Tal homem do pecado somente será revelado depois que “aquilo” e “aquele” que o detém for retirado (v 6 e 7);

6° - Finalmente, “o homem do pecado”, será totalmente derrotado por Jesus Cristo em Sua segunda vinda (v 8). Aleluia!!! O povo de Deus nada tem a temer. Mesmo que o homem do pecado traga sofrimento indescritível para a Igreja, o verdadeiro povo de Deus nada tem a temer, pois Cristo o destruirá. A própria “manifestação” ou “resplendor” da presença de Cristo na sua vinda o destruirá imediatamente. Não haverá luta; a luta já se travou no Calvário e Satanás foi derrotado. Aleluia!!! Jesus é o Senhor absoluto no Céu, na terra, e debaixo da terra Fl 2:10,11. Portanto, nenhum de nós tem que olhar para o futuro com medo. O Senhor mesmo sustentará os que são Seus, porque o anticristo já está derrotado (Leia: Mt 5:11e 12; 10:28-30; 24:22; 28:20; Lc 21:18; I Jo 4:4-6; At 7:54-60; Ap 3:7-13...).

CONCLUSÕES

1 - Ao longo da história, desde o primeiro século, muitos têm tentado identificar o ANTICRISTO o imperador romano Nero, foi apontado como o primeiro. O papa e o papado, e mais recentemente ditadores como Hitler. Na verdade, tais indivíduos e muitos outros são precursores, mas não são o ANTICRISTO final que será destruído por Cristo na Sua segunda vida.

2 - Vimos que o “espírito do anticristo” já estava no mundo desde os primeiros dias da Igreja (II Ts 2:7 e I Jo 4:3). Portanto, o sinal do anticristo, como todo o sinal dos tempos estava, esta e estará presente durante toda a história da Igreja. Todos os falsos profetas e falsos ensinos; seitas e movimentos religiosos que adulteram a fiel doutrina bíblica, são evidências da sua atuação permanente. Seitas tais como as Testemunhas de Jeová, Mórmons, Adventismo, Catolicismo, Espiritismo e outras tantas, são doutrinas desenvolvidas pelo “espírito do anticristo”. Para a chegada e com a chegada do “ANTICRISTO” haverá uma multiplicação de falsos cristos, falsos profetas e falsos ensinos. Você já consegue visualizar a presença deles hoje?

3 - Nem todos os sinais da volta de Jesus juntos nos permitem fixar a data do Seu regresso. Simplesmente não sabemos como surgirá o anticristo final ou que forma tomará quando aparecer. Em nossos dias, uma pessoa assim pode surgir em muito pouco tempo. Estejamos alerta, portanto, pois a presença de tantos movimentos, de forças e lideres anticristãos por todos os lados é o testemunho continuo de que estamos vivendo “entre os tempos” e a qualquer momento Deus pode trazer o desfecho final. Memorize Mt 24:42-44.

     O espírito do anticristo é tão ativo e sutil que qualquer pessoa, crente fiel, baseado ou não na Bíblia, pode ensinar algo contrario ao verdadeiro conteúdo da palavra de Deus, e ainda que pareça muitíssimo conservador, a sua conclusão e o seu ensino é uma manifestação do espírito do anticristo. O erro doutrinário, ainda que cheio de boas intenções é manifestação do mesmo espírito. Ele atua no desvio da Palavra de Deus, para ele não importa que seja com capa de conservador ou de liberal. O legalismo é tão anticristo como o é o liberalismo.

 

Versículo do Dia

2Rs 19:33

"Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o SENHOR. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

53 - COISAS DA VIDA...

     Um dia, quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula. Seu nome era Kyle. Parecia que ele estava...

181 - GRATIDÃO

     O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine.    ...

122 - AMOR

     Numa sala de aula, havia várias crianças. E uma delas perguntou à professora o que era o Amor. A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à...

141 - MAIS DE 130 IGREJAS FORAM FECHADAS DESDE 2004

      Uma pesquisa conduzida por Portas Abertas descobriu que por toda Colômbia, igrejas sofrem vários graus de perseguição. Algumas vezes, os templos continuam abertos apesar de os perseguidores...

124 - A FACE DE DEUS

     Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente. Um dia, encheu sua mochila com pastéis e guaraná...