Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

20 - DOIS JUÍZES MEDROSOS

     O Sinédrio era a suprema corte em Israel. Ao mesmo tempo era uma espécie de senado. José, da cidade de Arimatéia, e Nicodemos, eram membros desse tribunal de justiça. Tribunal perante o qual Jesus teve que comparecer, onde foi julgado e condenado. Lendo os textos referentes ao sepultamento de Jesus: Mateus 27:57-61; Marcos 15:42-47; Lucas 23:50-56 e João 19:38-42, verificamos que ambos eram pessoas importantes, eram dois destacados líderes em Israel.

     Nicodemos aparece em João 3:1-21, com aquela entrevista feita à noite que dá a Jesus Cristo o ensejo de trazer à luz a grande lição do novo nascimento. Os cristãos do mundo inteiro tremem ao pensar na hipótese de não termos essa lição caso não tivesse ocorrido esse encontro. Obrigado, Nicodemos; sua visita a Jesus trouxe-nos ao conhecimento, de modo tão claro, a doutrina da regeneração.

     Ambos falaram perante o tribunal no julgamento de Jesus e votaram contra a sua morte. E o que se deduz de Lucas 23:49-52 e João 7:50-52.

      Esses dois senadores, ou membros da mais alta corte dos judeus, eram admiradores de Jesus. Eram discípulos ocultos pelo medo de se exporem à crítica do povo ou à censura dos colegas do tribunal. Não tinham coragem suficiente para se colocarem ao lado de Jesus.

      Surpreendentemente, aparecem após a morte do Mestre numa atitude destemida, indo a Pilatos para pedir o corpo do Senhor, fazendo gastos para a preparação do cadáver, dando a Jesus um sepultamento condigno para cumprimento da profecia de Isaías 53:9 e, quem sabe, para aliviarem o peso da consciência.

      De qualquer forma não teria sido fácil a esses dois ilustres irmãos nossos, fazerem o funeral do Nazareno. Para Maria, para discípulos e amigos, foi uma ajuda inestimável. Quantos cristãos estão por esse mundo, escondidos sob a capa da posição social, sem coragem para dar testemunho franco! Quantos estão procurando Jesus somente à noite, quando se sentem seguros de que não estão sendo observados! Quantos são crentes somente aos domingos e na igreja!

     Lembramos as palavras do Salvador em Mateus 10:32 e 33: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”. Peçamos perdão a Deus pelas vezes que temos negado o Seu Filho e supliquemos forças para darmos um testemunho destemido.

 

Meditação da Palavra

1ª) “Ele respondeu: (Adão a Deus) ouvi a Tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu, e escondi-me”. Gênesis 3:10 (Esconder-se de Deus).

2ª) “Os discípulos, vendo-o caminhar por sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma, e gritaram de medo”. Mateus 14:26 (Não reconhecer Jesus)

3ª) “Tive medo de Ti, que és homem rigoroso, que tiras o que não depositastes, e segas o que não semeaste”. Lucas 19:21 (O discípulo irresponsável)

4ª) “Chegada a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e estando cerradas as portas do lugar onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio, e lhes disse: Paz seja convosco”. João 20:19 (Falta de perseverança no que tinha sido ensinado).

5ª) “No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo produz tormento. Aquele que teme não é aperfeiçoado em amor”. I João 4:18 (O discípulo confiante)

6ª) “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte”. Apocalipse 21:8 (Perseverança)

7ª) “Ele lhes disse: (Jesus) Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança”. Mateus 8:26 (O discípulo é uma pessoa cheia de fé)

Seja Sempre Obediente. Amém!!!

 

Versículo do Dia

2Cr 36:13

"Além disto, também se rebelou contra o rei Nabucodonosor, que o tinha ajuramentado por Deus. Mas endureceu a sua cerviz, e tanto se obstinou no seu coração, que não se converteu ao SENHOR Deus de Israel. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

74 - NADA NA VIDA ACONTECE EM VÃO

     Se um dia ao acordar, você encontrasse, ao lado da sua cama, um lindo pacote embrulhado com fitas coloridas, você o abriria, antes mesmo de lavar o rosto...

178 - A FORÇA E O ÂNIMO PARA VIVER SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA QUEM HÁ MUITO DEIXOU DE LUTAR, SEM FORÇA E ÂNIMO DE VIVER NÃO PODEMOS CONTINUAR NOSSA JORNADA.

     Há momentos em nossas vidas que passamos por tantas dificuldades que acabamos sendo enfraquecidos pelo inimigo, que é astuto e pai da mentira, e no meio desse bombardeio...

121 - O SABONETE

      Um garoto pobre, com cerca de doze anos de idade, vestido e calçado de forma humilde, entra na loja, escolhe um sabonete comum e pede ao proprietário...

147 - SAIA DO VALE DOS ERROS PASSADOS...

     A Paz do nosso Senhor seja contigo!      Quando saímos do vale do pecado, ainda não chegamos até o ponto final. É apenas o começo! Sim, você começa...

184 - UM JOVEM ! ! !

     Um jovem de apenas 15 anos estava no ônibus quando Deus tocou o coração dele, pediu que levantasse do banco e falasse aos passageiros sobre a volta de...